quinta-feira, 29 de maio de 2014

A Desigualdade, de Acordo com Piketty

Não somos iguais, mesmo que nos digamos irmãos. Nunca fomos. E, de acordo com o livro de Thomas Piketty, "O capital no século XXI", a desigualdade está aumentando.

A obra ainda não conta com tradução para o Português (confesso que ainda não a li. Está na minha lista...), e causou um impacto muito grande internacionalmente. Apoiadores e críticos se atracam em debates acalorados sobre os resultados apresentados no livro, que sofreu elogio de ganhadores do prêmio Nobel. Mas o que causou tanta divergência?

Vejamos as ideias básicas do grupo de Piketty:
  • Falácia de que o capitalismo produz riqueza para todos. Há tendência de acumulação de renda a ponto de inviabilizar o capitalismo.
  • A distribuição da renda não acompanha o ritmo de acúmulo das riquezas, provocando como efeito imediato a degradação dos serviços públicos e pobreza em médio e longo prazos.
  • O acúmulo ilimitado de recursos está na base da desigualdade, e a solução seria a taxação das riquezas e propriedades globais. 

Estas ideias são explosivas, pois questionam a acumulação de bens e riqueza, e propõe taxações. O que você acha? Bom, eu acho que tenho de ler a obra assim que puder!

Nenhum comentário:

Postar um comentário